Portal G8
Jornalismo com ética e credibilidade

Associação de Combate ao Câncer lamenta decisão do STF que derrubou gratuidade no transporte de pacientes

A diretora da Associação Paraibana de Combate ao Câncer ‘Donos do Amanhã’, Cristiane Lemos lamentou em entrevista ao Portal ClickPB, na tarde desta sexta-feira (7) a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que derrubou a gratuidade no transporte de pessoas com câncer.

Segundo ela, todos os pacientes que tinham o benefício serão prejudicados, uma vez que na maioria das vezes, precisam se deslocar do interior até a capital para se tratarem no Laureano que é referência.

“É lamentável essa decisão. Quem tem câncer já enfrenta tantas dificuldades e a gratuidade facilitava a vida de quem precisa viajar até a Capital para conseguir avançar no tratamento, já que o hospital de referência fica aqui”, explicou.

De acordo com o Instituto de Polícia Científica (IPC), Marcelo Burity mais de 13 mil carteiras foram emitidas para pacientes com câncer e seus acompanhantes desde 2010. Com a decisão todos perderam o benefício que já tinha sido cancelado antes mesmo do IPC parar a emissão dos documentos, uma vez que a derrubada do Supremo ocorreu em 2019 e as empresas de transporte já tinham iniciado o bloqueio da gratuidade.

A associação atua desde 2005 e atende 200 famílias de baixa renda vindas de todo o Estado da Paraíba para receber tratamento médico em João Pessoa. Os auxílios aos beneficiados incluem alimentação, exames e medicamentação prescrita; local para descanso e espera do atendimento ambulatorial, atividades lúdicas, cestas básicas e orientação psicológica e assistencial, além dos cuidados e da atenção prestados pela equipe de atendentes e voluntários.