Portal G8
Jornalismo com ética e credibilidade

Mais de 150 veículos escolares são reprovados em vistoria do Detran, na Paraíba

Um total de 176 veículos escolares de 39 municípios paraibanos foram reprovados em vistoria realizada pelo Dentran-PB. A fiscalização ocorreu na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretrans) de Teixeira e Monteiro e nos postos de Santa Rita e Bayeux, envolvendo veículos de 39 municípios paraibanos.

Além da fiscalização comum de extintores e pneus, desde agosto, passou a ser fiscalizada a utilização obrigatória de espelhos retrovisores e equipamentos do tipo câmera-monitor (câmera de ré) ou outro dispositivo equivalente, em cumprimento à resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Foram vistoriados 238 veículos, sendo aprovados apenas 62. De acordo com o Detran, a ausência da câmera de ré foi o que mais reprovou os veículos fiscalizados, além de problemas com pneus, extintores e cinto de segurança. Já no tocante aos motoristas, a maioria trafegava sem comprovação do curso específico de condutor de transporte escolar e sem constar a informação obrigatória de atividade remunerada na carteira de habilitação (CNH).

A fiscalização foi feita pelo Detran, com o apoio do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto de Metrologia e Qualidade (Imeq), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Departamento de Estradas de Rodagens (DER).