Portal G8
Jornalismo com ética e credibilidade

POLÍCIA DA PB ALERTA SOBRE GOLPE DA VENDA DE CARROS NA INTERNET; SAIBA COMO SE PREVENIR

A Delegacia de Defraudações e Falsificações De João Pessoa da Polícia Civil alerta a população sobre o crime de estelionato, que está sendo aplicado contra vendedores e compradores de veículos na internet. De acordo com o delegado Carlos Othon, o golpe acontece quando os criminosos mantêm contato com uma pessoa que esteja anunciando um veículo na internet. Eles perguntam todos os dados do veículo, pedem fotos e dizem que têm interesse em comprar para outra pessoa, às vezes um familiar ou funcionário, pessoas que supostamente eles teriam uma dívida.

“Estelionatários de outros estados, principalmente Mato Grosso do Sul e São Paulo, estão se passando por interessados em comprar veículos anunciados em João Pessoa”, afirmou o delegado. Ele explicou que a fraude acontece da seguinte forma: o cidadão divulga a venda de seu veículo em um site de anúncios na internet. Ao ver o anúncio, o criminoso faz contato com o proprietário do carro e garante a compra do veículo.

A partir desse ponto, ele conta uma história fictícia e informa que pagará o valor combinado, mas o veículo será entregue a outra pessoa que irá ao local analisar o carro. “Geralmente, o estelionatário conta que vai entregar o carro como pagamento de uma dívida que possui com alguém em João Pessoa. Ele ganha a confiança do proprietário e consegue manter a farsa”, detalha o delegado. Após conseguir a confiança da vítima, o estelionatário pede que ela retire o anúncio da internet, sob o pretexto que o veículo já está negociado.

“Nesse momento, entra a segunda fase do golpe. O estelionatário já fez cópia do anúncio e das imagens do veículo. Ele publica novamente o anúncio, colocando seu próprio número de contato e se passando por dono do carro”, destaca Carlos Othon. Neste segundo anúncio feito, desta vez, fraudulento, o estelionatário divulga a venda do carro por um preço bem inferior ao praticado no mercado. “Quando aparece algum interessado em comprar esse veículo, ele conta outra história fictícia e o encaminha ao local onde o veículo se encontra”, diz o delegado.

Nesse momento, tanto o real proprietário do carro, quanto o interessado na compra já estão enganados. “Eles são orientados pelo estelionatário a mentir um para o outro, para que não descubram o golpe em andamento. Após aprovar o carro, o interessado na compra é convencido a depositar o dinheiro na conta bancária do estelionatário”, completa Othon.

A Polícia Civil está investigando a ação desse tipo de crime em João Pessoa. Mas reforça que a população adote cuidados na hora de fechar negócios por meio da internet. Desconfiar sempre de valores muito baixos aos praticados no mercado e se certificar que está negociando com o legítimo dono do veículo ou seu representante legal são algumas recomendações policiais.

 PB Agora