Portal G8
Jornalismo com ética e credibilidade

UFPB é a instituição federal que mais ofertou vagas no Sisu 2020

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi a instituição federal que mais ofertou vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2020. A informação é da Pró-Reitoria de Graduação (PRG/UFPB), a partir de análise do Observatório de Dados da Graduação (ODG), que trabalha em parceria com o setor de inteligência institucional da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFPB.

Os dados também foram confirmados pela revista eletrônica do Quero Bolsa, a UFPB ofereceu 7.872 vagas, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) 6.982, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) 6.933, a Universidade Federal de Goiás (UFG) 6.519 e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ofertou 6.309 vagas.

Do total de vagas ofertadas pela UFPB, 3.930 foram para a ampla concorrência e 3.942 para estudantes que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, em conformidade com a Lei nº 12.711/2012.

De acordo com a pró-reitora da PRG, professora Ariane Sá, os cursos da UFPB atraíram – pela qualidade do ensino, pesquisa e extensão – candidatos (52% do gênero masculino e 48% feminino) de, pelo menos, seis estados: Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Ceará e Pará.

“Com as facilidades de acesso à internet, ao currículo lattes e às redes sociais, eles buscam informações sobre professores e verificam os níveis de suas atuações. Além disso, se interessam pelas pesquisas e projetos de extensão da UFPB, o que proporciona uma formação diferenciada e mais completa em cada área de formação”, acentua a professora.

De acordo com o Observatório de Dados, os cursos com maiores notas de corte na ampla concorrência no Sisu foram Medicina (755.53), Odontologia (708.29), Ciência de Dados e Inteligência Artificial (693.1), Engenharia da Computação (691.06) e Direito (689.43). Todos localizados em João Pessoa.

Para o coordenador do Observatório de Dados da Graduação (ODG), professor Jorge Lima Dias Júnior, a surpresa veio pelo curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, oferecido pela primeira vez, e que foi o mais concorrido do Centro de Informática (CI) da UFPB.

“Esse caso mostra a capacidade de a universidade se transformar e se alinhar às demandas atuais. O curso foi oferecido pela primeira vez no Sisu e criado por docentes que se mobilizaram para trazer uma opção mais atrativa, pensando nos novos anseios da sociedade”, ressalta o professor.

Cadastramento

Segundo o edital publicado pela PRG, o cadastramento dos selecionados pelo Sisu continua, nos horários das 8h às 12h e das 14h às 17h, até a próxima terça-feira (04).

Mais informações sobre os procedimentos e a documentação exigida para a matrícula podem ser obtidas no edital.

Loading...