Portal G8
Jornalismo com ética e credibilidade

SES-PB recomenda que crianças com sintomas de Covid sejam levadas primeiro para UBS

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) duvulgou nesta quinta-feira (10) uma recomendação para que crianças com sintomas da Covid-19 como febre, fadiga, coriza e tosse busquem, em primeiro lugar, a Unidade Básica de Saúde (UBS), onde será avaliada a necessidade de ser encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Caso apresente sintomas como falta de ar e fadiga, a criança poderá precisar de uma assistência especializada e deverá ser encaminhada para os hospitais pediátricos de referência para o agravo.

A atenção especializada para a população pediátrica (de 0 a 17 anos de idade), que necessita de internação por sintomas gripais, está concentrada em três hospitais: Hospital Municipal Valentina Figueiredo, em João Pessoa, que passou a realizar atendimento exclusivo para os casos de Covid-19; Hospital da Criança, em Campina Grande; e Hospital Noaldo Leite, em Patos.

De acordo com o secretário executivo de Saúde do estado, Daniel Beltrammi, o avanço da vacinação no estado tem diminuído os casos mais agravados da doença e restringindo boa parte da população a quadros mais leves do novo coronavírus, que podem de tratados com isolamento e medicação para os sintomas. O indicado é hidratação, repouso, antitérmicos e analgésicos devidamente orientados por um médico licenciado.

“Há uma alta de casos em virtude da transmissibilidade elevada das novas variantes e as crianças são parte da população acometida, mas isso não quer dizer que todos os casos devem ser tratados em uma unidade de saúde. Os pais precisam ficar atentos a sintomas prolongados e alterações como persistente – que não baixa com antitérmico – e falta de ar”, ressalta.

O secretário executivo salienta que os outros agravos não são esquecidos e que para o atendimento não-Covid a referência é o Complexo Pediátrico Arlinda Marques, em Jaguaribe, na Capital. “Com atendimento de crianças e adolescentes, o Arlinda Marques disponibiliza vários serviços de urgência cirúrgica e clínica; internação em UTI pediátrica; ecocardiograma; serviços de ultrassonografia de urgência e exames laboratoriais”, disse a SES-PB.

Loading...